As cores do meu verão
São tantas flores, tantos cheiros que eu não consigo passar um dia sem me maravilhar e me emocionar. Passeio nas ruas parecendo uma maluca, cheirando as flores, passando por debaixo das árvores mais perfumadas, caminhando lentamente, absorvendo tudo e guardando na memória, pra ter a imagem e sensações sempre comigo quando o inverno voltar.
Cada espaço nas ruas está tomado de flores, se não são as naturais, aquelas que as pessoas insistem em chamar de pragas, se são as cultivadas em jardins, em vasos, canteiros. Flores em todos os lugares, bares, supermercados, clínicas, sacadas. Ninguém fica sem elas, não importa o tamanho do vaso ou se árvores enormes, o que vale é ter muitas.
Mais flores do meu jardim. Atencão para o detalhe...todas plantadas por mim, por estas mãozinhas que têm pavor de enconstar em terra...hahahahaha...e pra piorar, tem tanta minhoca!!!! Mas eu fui corajosa e plantei...plantei...e plantei!!!
Não me preocupei com nada, apenas olhava os pacotinhos de sementes e as mais lindas eu ia comprando. Agora virou uma baderna, mas...quem liga para estética quando se tem essa beleza toda? Contanto que eu vá no meu jardim e olhe todas aquelas cores juntas, contanto que eu possa sentar lá todos os finais de tarde e ouvir os pássaros, contanto que eu possa sentir os mais deliciosos perfumes...nem me lembro desse negócio de planejar jardins, pra quê????
As últimas rosas da estação, quase todas já murcharam. No final do verão é hora de podar tudo novamente, junto com os liláses e as árvores de frutas. Nossa, vocês não acreditam no aroma maravilhoso que entrava pela minha janela todas as noites. Vou fazer de tudo para que no ano que vem elas venham mais lindas ainda, mais perfumadas, mais encantadoras...mas, é claro, que vou contar com a ajuda da D. Abelha aqui. Cliquem na foto pra que ela aumente e reparem nas patinhas da abelha..lotadas de pólem. Essa Natureza é maravilhosa demais!!!!!!!
Aproveitamos uma tarde deliciosa e tiramos as últimas fotos das roseiras. Meu Teco é o maior apaixonado por elas, não sai da janela, sempre tentando chegar perto das flores e, é claro, das borboletas e outros insetos.
Pra quem não conhece...esta é a Luba, minha anja-da-guarda. Ela não só cuida da minha casa, como cuida do Teco (salvadora de Teco, como vocês podem ver), das plantas e de mim, claro! Tive muita sorte em encontrá-la, pois essa mulher fortíssima (era treinadora da equipe olímpica femina de levantamento de peso na Ucrânia), tem a alma de criança e um coração de ouro. Me ensinou uma série de coisas aqui. Onde comprar, o que comprar, onde é mais barato, como ligar a máquina de lavar roupa e secadora (Calados! Não riam!). É com ela que vou comprar as mudas de flores e garimpar os enfeites pro jardim nas lojas de 1 dollar (ai, adoro essas lojas!!). Além de tudo isso, ela ainda cuidou de mim quando estive doente e o Chris ia trabalhar, me fazendo companhia e me ajudando com tudo o que eu precisava (até massagem eu ganhei!!!) Ela é o marido, Misha, são nossos companheiros de pescaria (pssst...niguém precisa saber que eu finjo que pesco...morro de nojo de pegar em peixe e mais ainda daquelas iscas gosmentas. Nem morta!!!!)
Sempre fui apaixonada por flores bem cheirosas. Na minha ex-casa, lá em Campo Grande, eu tinha um pé de dama-da-noite maravilhoso. Chamar de pé é ser muito humilde, pois era tão grande que uma vez ele ficou tão cheio de flores, tão pesado, que caiu e tivemos que amarrar e apoiar com madeira, até as flores caírem. Aqui não tenho dama-da-noite, mas os liláses são iguais em materia de cheiro...maravilhosos!!!
E como nem só de flores vive uma mulher...meus tomates estão cada dia maiores (tá bom, estou exagenrando, estão pequenininhos ainda, eu sei, mas esperança é a última que morre, não é mesmo?), as pimentas qu estavam quase no ponto de colher, os esquilos e os guaxinins comeram todas e tomara que estejam agora todos com muita azia...hahahahahah. Este ano plantei ervas também, aqui estão os dois últimos vasinhos que fiz.Em compensação, vcs acreditam nas minhas pêras? Estão maravilhosas!! Estou aguando de vontade de comer, mas ainda vai levar um tempo pra elas amadurecerem. Alguém quer??????
Sem falar na minha plantação de abóboras!!! Bem na fente de casa, quem passa na rua fica olhando pra elas com cara de quem não acredita no que está vendo. Oras bolas...o que é que tem cultivar abóboras no jardim de casa? Estou me preparando pro Halloween...hahahahahaah... Quero só ver quem vai ter a casa mais legal este ano...aguardem e confiram!
Chega de jardim, chega de flores...ao menos aqui no computador. Tenho tantas coisas para fazer ultimamente que mal tenho cabeça para escrever, mas...amanhã..ou depois...ou na semana que vem...hehehehe...tenho mais novidades no pedaço. Espero que vocês voltem..e agora, façam uma coisa...fechem os olhos...visualizem as imagens que coloquei aqui e tentem sentir o perfume das flores, das frutas e das ervas. Encham o peito com aromas gostosos e...Carpe Diem...aproveitem o dia!!!
14 comentários:
Tigô, queridaaaaa, como tão lindas suas fotos e sua terra, seus textos tb, as usual!Curta mt!Bjo gde!
Olá, lindas fotos, lindas, lindas, eu queria acordar e olhar pra janela e ver o dia assim, como o seu, cheio de flores, cheio de cores e esquecer toda tristeza e dor que andam passando por aqui, como seria bom...
Super bj, amei td!!!
Oi Flávia!
Que show suas flores!
Parabéns!!!! Êta blog apaixonado e apaixonante!!!!
Beijos!
Rô.
que maravilhosooooooo!!!
Flávia, vc parece aquele "menino do dedo verde", eu lí este livro qd era criança e nunca mais me esqueci...
Incrível como esta mudança brusca nas estações do ano é tão marcante,
nós realmente as vezes nem nos damos conta pois aqui a natureza muda muito pouco a cada estação e o corre corre do dia deixa passar nuances de modificações.
fico feliz em vê-la tão bem adaptada neste país que te acolheu tão bem.
aproveite muito, e fotografe muito seu jardim, está lindíssimo.
beijinhos
lisi
Adorei amiga, saber que vc est'a toda florildaaaaa...
Eu voltei a trabalhar como produtora de eventos e o tempo para bater papo entre outras coisas...se foiiiii..rsss
Mas logo mais me dou ferias de novo..hahahahah
Flavia, que pedacinho de paraíso é esse teu quintal. Adorei as fotos e o texto. O Canadá deve ser muito lindo mesmo!!! Saudades de você! Apareça no Creative Scrappers. A tua alegria contagiante faz falta. Um grande beijo.
Quantas flores maravilhosas!
Seu quintal esta lindo, todo colorido!
Voce faz falta por aqui Tigo...
Beijo grande!
Flavia, adoro seus posts! Nem preciso fechar os olhos pra ver tudo o que vc descreve ... quase posso tocar no meu imaginário! Obrigada por nos mostrar um pouquinho deste lugarzinho tão lindo e tão longe de nós!
Bjinhos,
Dani Siqueira
Flávia,
Lindo este lugar que vc escolheu para morar. Vc merece.
beijo.
carlos
Oi Flavinhaaa!!
Amei tudo! As fotos das flores, das ervas, das árvores, os comentários, sua alegria, seu amor pela vida. Desejo do fundo do meu coração que seus dias sejam todos Felizes!
Um beijo carinhoso, Paula.
Fla passei aqui pra dizer que lembrei de vc hj !!! Amei tuas flores LINDA!!!!!!!!!
qto tempo heim...
que lindo jardim! tem presentinho no meu blog p/ vc.
boa semana
bjkas
Flaaaa que lindo jardim! Parabéns amiga valeu seu esforço! bjs mil de saudades!!!
Flávia que tudo amei as flores, suas plantinhas a caixa do correio de cara nova!
Vc curtiu bastante o verão lindão, pois então encha a casa de cores e fotos lindos pois o seu inverno vem aí, mas pode sempre contar com a gente para te alegrar ok?!!!
beijos mil
Clau
Postar um comentário